NOTÍCIAS

29/03/2020

Equipamentos de proteção são aliados para o trabalho seguro

Grupo Trino oferece dicas e orientações aos profissionais em diversos setores

O número de casos de acidentes de trabalho registra alta no Brasil, ocupando a quarta posição em um ranking mundial. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 1,3 milhão de casos são registrados por ano no país, inseridos nos mais diversos setores de atuação. Entre as principais razões ainda está o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores, incluindo a negligência com os próprios equipamentos voltados à saúde e segurança.

Todas as atividades profissionais que possam sinalizar algum tipo de risco físico devem ser cumpridas com o auxílio dos chamados EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, botas, cintos, protetor solar e muitos outros. Para lembrar a importância desse cuidado, o Grupo Trino, que atua, há 27 anos, nos segmentos de logística, capacitação e terceirização de serviços, criou o quadro "Papo de Segurança", utilizando a amplitude das redes sociais para oferecer dicas e orientações para empregados e empregadores.

De acordo com o gestor em Segurança do Trabalho do Grupo Trino, Wilson Leite, é preciso a conscientização de que as peças são indispensáveis. Ele cita, por exemplo, a devida atenção com os ouvidos, um dos campeões na lista de doenças ocupacionais. "Em qualquer situação onde o nível do ruído for maior que os limites de tolerância, se faz necessário o uso dos protetores auriculares, conhecidos como plugues. Eles vão proteger o canal auditivo, evitando também a entrada de líquidos, poeira ou rajadas de vento", explica, lembrando que devem ser observados o tempo de vida útil, a manutenção e o tamanho adequado.