NOTÍCIAS

31/03/2020

Moda que ajuda o planeta

Tendo a terra e tudo o que a envolve como fonte de inspiração, a primeira coleção da Naturalstorm Eco Cloting, marca de moda pernambucana com pegada totalmente sustentável, foi batizada de Endless Dreams, representando o sonho de transformar o futuro do planeta e das próximas gerações. Com cores sóbrias e modelagens clássicas, que seguem o conceito de slow fashion genderless – roupas atemporais que podem ser usadas por pessoas de todos os gêneros - as peças trazem, como grande diferencial, o uso de tecidos inovadores e ecológicos. 

Na linha Organic, as roupas são fabricadas utilizando algodão orgânico, cultivado sem substâncias químicas e sem agrotóxicos, eliminando elementos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Como não é exposto a fortes processos químicos, o resultado é um algodão mais forte e puro. Além disso, as malhas da linha recebem um amaciamento a base vegetal, feito a partir do óleo do cupuaçu. 

Já na linha Organic Terra o algodão é naturalmente colorido. A fibra já nasce tingida por meio de diferentes espécies de algodão, obtendo tons naturais e terrosos. Essas variedades são plantadas na Paraíba, em sistema de agricultura familiar e cultivo orgânico, sem nenhum tipo de adubo ou inseticida sintético, resultando em um tecido hipoalergênico e que agride menos o meio ambiente, já que não passa por processos de tintura. 

Nas peças da linha Recycle, a curiosidade é a produção dos tecidos utilizando fibras de plástico reciclado originário de garrafas PET. Cada camisa confeccionada foi responsável pela eliminação de três garrafas do meio ambiente. Caso não tivessem sido recicladas, as embalagens levariam, em média, 400 anos para se decompor. Desta forma, além da redução do volume de lixo no planeta, a marca também contribui para a diminuição do consumo de material virgem a partir do petróleo.

Outra linha da Naturalstorm é a Infinity, chamada assim por traduzir o seu ciclo infinito de vida. As peças são produzidas com fibras obtidas através de resíduos têxteis, ou seja, sobras de malhas recolhidas em confecções e que passam por um processo de desfibragem. Depois disso, recebem um reforço de algodão e de poliéster feito de garrafa PET para formar um novo fio. 

Outra matéria prima utilizada pela Naturalstorm é o algodão Pima, com fibra mais fina e longa cultivada por pequenos agricultores do norte do Peru e colhidas manualmente, o que resulta em um tecido de alta qualidade, conforto, maciez e durabilidade. A linha Puro Linho, como o nome já diz, é feita 100% a partir da cana do linho, um dos tecidos mais antigos do mundo. O linho é sustentável e atemporal; além de ser biodegradável, não queima CO2 em sua produção, dispensando o uso de inúmeros fertilizantes e excessiva quantidade de água em seu cultivo. 

As bermudas também ganharam espaço na coleção Endless Dreams, confeccionadas em algodão reciclado, reforçado com poliéster PET. Cada peça retirou da natureza o correspondente a cinco garrafas de plástico. No tingimento, elas receberam o processo espatulado, que utiliza baixo consumo de água em relação ao processo de tingimento por imersão. 

 

E o clássico do armário de homens e mulheres, o jeans, também ganhou roupagem diferenciada na Naturalstorm. Os Eco Jeans são produzidos de forma less water, técnica que economiza até 93% de água nos processos de acabamento. Além disso, todas as peças da marca recebem etiquetas de algodão cru, fechamento em zíper e botões ecológicos, feitos a partir da fibra do coco. 

 

Da mesma forma, as embalagens que chegam ao cliente final dispensam totalmente o uso do plástico, apostando em materiais como papel e fibras em sua composição, e garantindo a logística reversa pós-consumo, já que a marca é certificada pelo selo Eu Reciclo. Essa parceria garante a remuneração das cooperativas de reciclagem para retirarem do meio ambiente uma quantidade de material proporcional à utilizada nas embalagens dos produtos. Por sua identidade pernambucana, a Naturalstorm escolheu uma cooperativa de Olinda para receber os incentivos gerados pelo projeto.

 

Por seu pensamento “verde”, a marca também recebeu o Selo Empresa Parceira da Natureza, concedido pelo IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, organização sem fins lucrativos que trabalha desde 1991 pela educação ambiental e sustentabilidade. Os produtos da marca podem ser adquiridos através do e-commerce (www.naturalstorm.com) com entrega para todo o Brasil.