Logística reversa é aliada da sustentabilidade e da eficiência

Logística reversa é aliada da sustentabilidade e da eficiência

A logística reversa tem se consolidado como um pilar essencial para a sustentabilidade nas cadeias de suprimento e se notabilizando também como uma poderosa aliada da experiência do cliente e da eficiência econômica das empresas. Em um cenário onde consumidores esperam soluções rápidas e práticas, oferecer um serviço ágil e bem estruturado é imprescindível. Para as empresas, a adoção da logística reversa é uma estratégia que reduz custos operacionais, aproveita materiais reutilizáveis e economiza recursos logísticos.

O controle de processos é um dos principais desafios na implementação. “Para que o fluxo inverso de mercadorias ocorra de maneira eficiente, é necessário integrar sistemas de rastreamento, garantir a padronização das operações e treinar equipes para lidar com as etapas de recebimento, transporte e acondicionamento dos materiais. A automatização e o uso de tecnologia, como etiquetas RFID e softwares de gestão, têm sido fundamentais para garantir visibilidade e precisão em cada etapa do processo”, comenta o CEO da FTLOG Soluções Logísticas, Felipe Trigueiro.

Produtos devolvidos pelos clientes, seja por defeito, arrependimento ou fim de vida útil, devem passar por um processo sistematizado de recebimento, conferência e classificação. “Na experiência do cliente, as empresas que possuem uma logística reversa ágil na solução de problemas saem na frente. É essencial evitar gargalos, além de ter critérios bem definidos para determinar quais produtos são aptos à reutilização, quais devem ser reciclados ou descartados. Aqueles que não atenderem aos requisitos podem ser destinados à reciclagem ou ao descarte ambientalmente adequado”, ressalta Felipe.

Do ponto de vista econômico, a logística reversa é ainda mais benéfica. “Ao reintegrar materiais e produtos, é possível reduzir custos com matéria-prima, minimizar perdas e otimizar o uso de recursos. A prática pode gerar novas fontes de receita, como a revenda de produtos recondicionados ou reciclados. Os ganhos operacionais se traduzem em maior eficiência e diferencial de mercado”, pontua Trigueiro.

Continue lendo

Mobilidade nacional transforma a jornada acadêmica de estudantes universitários e amplia horizontes em diferentes regiões do Brasil

Harmonização de Vinhos é destaque no menu do Pobre Juan

Aprenda três receitas de comidas típicas para saborear nos festejos juninos

Brancorexia: entenda a obsessão por dentes brancos e os riscos à saúde bucal

Aprenda três receitas de comidas típicas para saborear nos festejos juninos

Bazar do NACC com várias opções de artigos juninos

Incertezas no comércio internacional podem dar protagonismo a Pernambuco

Recife sedia 39º Workshop de Logística com foco em soluções e tendências para o setor

Mais consciência, menos impacto: estudantes dão exemplo no descarte eletrônico

Amor em Taças: Vinhos para Celebrar o Dia dos Namorados com Elegância e Afeto

Pobre Juan lança menu especial para o Dia dos Namorados

Vestibular: Como lidar com a ansiedade e otimizar os estudos usando a Tecnologia

Centro Universitário sedia amanhã mutirão gratuito de conciliações com ônibus itinerante do TJPE e serviços do Conecta Recife

Dia Mundial do Hambúrguer: confira dicas saudáveis para aproveitar a data com a família

Forró do NACC fará sua 23ª edição no dia 06 de junho na AABB Recife

Jovens talentos impulsionam startup Ágora em programa de inovação colaborativa