Pernambuco se consolida como hub logístico

Pernambuco vem ganhando destaque no cenário logístico nacional e internacional. Com uma combinação de localização geográfica privilegiada, investimentos contínuos em infraestrutura e políticas agressivas de incentivo fiscal, o estado tem atraído grandes empresas como Amazon, Shopee e Mercado Livre — consolidando-se como um dos principais hubs de distribuição do Nordeste e impulsionando fortemente a economia local.

No centro dessa transformação está o Porto de Suape, em Ipojuca, que se firmou como um dos pilares logísticos mais importantes do país. Em 2024, o complexo portuário atingiu o segundo melhor desempenho de sua história, movimentando 24,8 milhões de toneladas de carga — um crescimento de 3,6% em relação ao ano anterior. A movimentação de contêineres teve alta expressiva de 23,4%, totalizando 646.804 TEUs, com 1.628 embarcações atracadas, incluindo navios da classe New Panamax.

“Suape é um exemplo dos robustos atrativos logísticos de Pernambuco. Sua expressiva movimentação de cargas é referência no Nordeste e no Brasil, especialmente nos segmentos de contêineres, combustíveis e granéis”, afirma Gustavo Delgado, professor de Logística e coordenador dos cursos de Gestão do Centro Universitário UniFBV Wyden.

A posição geográfica estratégica, aliada à malha rodoviária que conecta o estado ao restante do país, transforma Pernambuco em um hub logístico natural para exportações, importações e distribuição no território nacional. Cidades como Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho têm se destacado com a instalação de centros logísticos e terminais de carga, gerando empregos e dinamizando a economia local.

“Do ponto de vista do emprego, os números são expressivos. Apenas com o avanço da movimentação logística e da expansão de centros de distribuição, Pernambuco registrou um crescimento de 17% em áreas dedicadas a condomínios logísticos entre 2023 e 2025, superando a média nacional”, aponta Gustavo.

Outro diferencial que tem impulsionado o setor é o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (PRODEPE), que oferece redução de ICMS e outros incentivos fiscais. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), entre 2023 e março de 2025 foram aprovados 52 novos projetos para implantação de centrais de distribuição, além de 62 projetos de ampliação das operações existentes — totalizando 114 operações voltadas ao setor.

“Grandes players, como Shopee, Amazon e Mercado Livre, além de diversas outras empresas, têm percebido o potencial logístico de Pernambuco. Nossa posição geográfica estratégica, aliada ao desenvolvimento do Porto de Suape e aos incentivos fiscais oferecidos pelo PRODEPE, tem impulsionado o estado a se destacar como um polo logístico no Nordeste. Não é à toa que Pernambuco se tornou o segundo estado que mais recebe investimentos na área de logística na região”, destaca a diretora de Marketing e PCS do Grupo Trino, Jéssica Couto.

Mais do que movimentar cargas, o avanço da logística em Pernambuco provoca uma reação em cadeia positiva na economia. “A logística provoca uma reação em cadeia na economia: gera empregos diretos nos armazéns e centros de distribuição, atrai fornecedores de serviços, empresas de tecnologia e consultoria, e facilita tanto a distribuição regional quanto o acesso aos mercados internacionais”, frisa Jéssica.

Com uma estrutura logística em constante evolução, Pernambuco fortalece sua posição estratégica e se consolida como referência nacional em conectividade, inovação e eficiência no setor — pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável.

Continue lendo

Estudante pernambucano tem recebe título de melhor trabalho no 20º Colóquio de Moda

Shopping Patteo Olinda promove Halloween Pet com cãocurso de fantasias e arrecadação de ração para ONG

Pobre Juan recebe o chef Dario Cecchini para sequência de jantares

Mercado segurador de Pernambuco cresce 3,9% no primeiro semestre de 2025 e movimenta R$ 3,8 bilhões

UniFBV Wyden promove Feira de Profissões gratuita com vivências práticas no campus

Maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil oferece 1 milhão de oportunidades de trabalho

Premiado enólogo chileno realiza masterclass nesta quinta no Recife

Pobre Juan realiza almoço especial com representante da Domaines Barons de Rothschild

LIDE promove encontro sobre transformação do mercado imobiliário

Raízes e Céus”: Christal Galeria na 4ª edição da ART.PE no Recife

Instituição promove Feira de Estágios e Empregos com networking, workshops e oportunidades de carreira

Ação social oferece atendimento gratuito à população do recife

Trends digitais impulsionam vendas e visibilidade, mas exigem estratégia, alertam especialistas

Trends digitais impulsionam vendas e visibilidade, mas exigem estratégia, alertam especialistas

Instituição promove Feira de Estágios e Empregos com networking, workshops e oportunidades de carreira

Ponto Cidadão abre inscrições para curso gratuito de Auxiliar Administrativo