Vinho e Páscoa combinam? Dicas de como não errar na harmonização

Com a chegada da Páscoa, mesas fartas e encontros ao redor da boa gastronomia se tornam tradição. Para elevar a experiência, a escolha dos vinhos certos pode transformar a refeição em um verdadeiro deleite sensorial. A sommelière Jorgeane Meriguette, da Wine Concept Brasil, compartilha suas melhores recomendações para harmonizar os sabores da temporada com rótulos que potencializam cada prato.

Para a entrada, uma tábua de queijos suaves e cremosos, como brie ou queijo de cabra, é uma excelente escolha para acompanhar espumantes. A acidez e as notas frutadas desse estilo de vinho criam uma combinação elegante e equilibrada. Se a opção for um queijo mais intenso, como o gorgonzola, o contraste entre sua acidez e o frescor do espumante pode surpreender positivamente. "A chave para uma boa harmonização é explorar diferentes possibilidades e descobrir quais combinações melhor agradam ao paladar", sugere Jorgeane.

Seguindo para os pratos principais, o tradicional "Arroz de Polvo" é uma escolha requintada e repleta de sabores. A sommelière indica vinhos brancos frescos e frutados, com acidez equilibrada, para realçar a untuosidade do prato e limpar o paladar entre cada garfada. "Se for um vinho com influência do mar, como um Albariño ou um Vermentino, a harmonização será ainda mais interessante", acrescenta.

Nenhum almoço de Páscoa estaria completo sem o icônico bacalhau. Para um "Bacalhau à Lagareiro", receita portuguesa tradicionalmente assada com azeite e legumes, a sugestão é um vinho branco de uva Alvarinho. Seu frescor e acidez ajudam a equilibrar a gordura do prato, enquanto suas notas frutadas complementam os sabores intensos. Para os apreciadores de tintos, um vinho jovem, leve e frutado também pode ser uma excelente opção, trazendo um contraponto harmonioso entre acidez e estrutura.

Para encerrar a experiência com um toque doce, a harmonização clássica entre chocolate e vinho do Porto não decepciona. "Os sabores caramelizados e as notas de frutas secas de um Porto Tawny ou Ruby combinam perfeitamente com chocolates ao leite, criando uma sinfonia de sabores equilibrada e prazerosa", finaliza Jorgeane. A profissional finaliza indicando que seja qual for o cardápio, a escolha do vinho certo é um convite para uma jornada de aromas e sabores, tornando cada refeição ainda mais especial nesta Páscoa.

Continue lendo

Carrinho tubular do Grupo Trino inova logística de multinacional e recebe prêmio

Rastreamento veicular ganha relevância em cenário de insegurança

Unibol volta ao futebol pernambucano e realiza primeira peneira para atletas de base

Ivete Sangalo e Grupo Clareou reacendem debate sobre uso de marcas no mercado artístico

Pobre Juan comemora 21 anos com noite de tango

Olimpíada Nacional de História do Brasil reúne finalistas em agosto; Pernambuco marca presença com 48 equipes

Estudante De Fisioterapia Kokama ecoa resistência e orgulho

Justiça climática ganha força com recente decisão internacional

Alavancagem de Patrimônio: como a compra de imóveis pode impulsionar seus investimentos

O rigor técnico como baliza da justiça

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A NOVA LEI DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ALERTA PARA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Paternidade socioafetiva: Advogado explica limites e implicações judiciais

UM “DAR DE MÃOS” ENTRE A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL: É POSSÍVEL?

Planejamento sucessório em destaque: alíquota do ICD cai, temporariamente, para até 2% com nova legislação

Do Pai Raiz ao Pai Gourmet: Vinhos para Todos os Estilos no Dia dos Pais

Empresas orientadas por propósito e diversidade serão debatidas no LIDE ESG Pernambuco