Vinho e Páscoa combinam? Dicas de como não errar na harmonização

Com a chegada da Páscoa, mesas fartas e encontros ao redor da boa gastronomia se tornam tradição. Para elevar a experiência, a escolha dos vinhos certos pode transformar a refeição em um verdadeiro deleite sensorial. A sommelière Jorgeane Meriguette, da Wine Concept Brasil, compartilha suas melhores recomendações para harmonizar os sabores da temporada com rótulos que potencializam cada prato.

Para a entrada, uma tábua de queijos suaves e cremosos, como brie ou queijo de cabra, é uma excelente escolha para acompanhar espumantes. A acidez e as notas frutadas desse estilo de vinho criam uma combinação elegante e equilibrada. Se a opção for um queijo mais intenso, como o gorgonzola, o contraste entre sua acidez e o frescor do espumante pode surpreender positivamente. "A chave para uma boa harmonização é explorar diferentes possibilidades e descobrir quais combinações melhor agradam ao paladar", sugere Jorgeane.

Seguindo para os pratos principais, o tradicional "Arroz de Polvo" é uma escolha requintada e repleta de sabores. A sommelière indica vinhos brancos frescos e frutados, com acidez equilibrada, para realçar a untuosidade do prato e limpar o paladar entre cada garfada. "Se for um vinho com influência do mar, como um Albariño ou um Vermentino, a harmonização será ainda mais interessante", acrescenta.

Nenhum almoço de Páscoa estaria completo sem o icônico bacalhau. Para um "Bacalhau à Lagareiro", receita portuguesa tradicionalmente assada com azeite e legumes, a sugestão é um vinho branco de uva Alvarinho. Seu frescor e acidez ajudam a equilibrar a gordura do prato, enquanto suas notas frutadas complementam os sabores intensos. Para os apreciadores de tintos, um vinho jovem, leve e frutado também pode ser uma excelente opção, trazendo um contraponto harmonioso entre acidez e estrutura.

Para encerrar a experiência com um toque doce, a harmonização clássica entre chocolate e vinho do Porto não decepciona. "Os sabores caramelizados e as notas de frutas secas de um Porto Tawny ou Ruby combinam perfeitamente com chocolates ao leite, criando uma sinfonia de sabores equilibrada e prazerosa", finaliza Jorgeane. A profissional finaliza indicando que seja qual for o cardápio, a escolha do vinho certo é um convite para uma jornada de aromas e sabores, tornando cada refeição ainda mais especial nesta Páscoa.

Continue lendo

Estudante pernambucano tem recebe título de melhor trabalho no 20º Colóquio de Moda

Shopping Patteo Olinda promove Halloween Pet com cãocurso de fantasias e arrecadação de ração para ONG

Pobre Juan recebe o chef Dario Cecchini para sequência de jantares

Mercado segurador de Pernambuco cresce 3,9% no primeiro semestre de 2025 e movimenta R$ 3,8 bilhões

UniFBV Wyden promove Feira de Profissões gratuita com vivências práticas no campus

Maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil oferece 1 milhão de oportunidades de trabalho

Premiado enólogo chileno realiza masterclass nesta quinta no Recife

Pobre Juan realiza almoço especial com representante da Domaines Barons de Rothschild

LIDE promove encontro sobre transformação do mercado imobiliário

Raízes e Céus”: Christal Galeria na 4ª edição da ART.PE no Recife

Instituição promove Feira de Estágios e Empregos com networking, workshops e oportunidades de carreira

Ação social oferece atendimento gratuito à população do recife

Trends digitais impulsionam vendas e visibilidade, mas exigem estratégia, alertam especialistas

Trends digitais impulsionam vendas e visibilidade, mas exigem estratégia, alertam especialistas

Instituição promove Feira de Estágios e Empregos com networking, workshops e oportunidades de carreira

Ponto Cidadão abre inscrições para curso gratuito de Auxiliar Administrativo