De ‘pedreira’ a ‘coisa de homem’: preconceito contra a mulher na Engenharia ainda persiste

“O próprio pai a chamava de ‘pedreira”. Este é somente um dos vários relatos que a professora dos Cursos de Engenharia da Wyden, Ivete Faesaralla, recebeu durante rodas de conversa entre estudantes mulheres e docentes na Instituição. Em outro, a família não acreditava na conclusão do curso por uma jovem pois, segundo eles, engenharia era “para homens”. Este cenário se reflete no número divulgado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea): mulheres representam 20% dos profissionais com registro nas diversas áreas da Engenharia no Brasil.

Ivete explica que existe uma dificuldade de inserção das mulheres nas áreas de exatas, de forma geral, por uma questão ainda cultural não só no Brasil, mas no mundo todo. É esperado que mulheres participem de cursos relacionados à educação e profissões relacionadas à “extensão do cuidar”. Para atuação na Engenharia, características importantes, como afinidade com as disciplinas das áreas de Exatas, ou interesse por tecnologia, ou ainda criatividades para solucionar e minimizar problemas estão presentes em homens e mulheres.

A professora Ivete Faesarella, que está na Wyden há 19 anos, se formou em tempos muito diferentes do atual. Os 20% apresentados pela Confea era reduzido à presença de somente uma mulher. Depois de formada, a professora enfrentou algumas dificuldades para conseguir desenvolver seu trabalho no mercado, como relata: “Trabalhei como gerente de produção numa fábrica de bebidas e por ser mulher e com pouca idade enfrentei preconceitos. Os colaboradores, a maioria homens, mais velhos que eu, não confiavam no meu trabalho, dificultando muito a implementação das melhorias no processo.”

Em outra empresa, o argumento de que “uma mãe não tem capacidade para fazer a gestão da área de Produção” foi utilizado para justificar sua rescisão de contrato de trabalho. Outras situações semelhantes acontecem com várias mulheres em posições de liderança. Por esta vivência, a Ivete costuma criar espaços de acolhimento para as alunas dos cursos de Engenharia.

“Algumas estudantes não se sentem à vontade nem para falar, muitas não legitimam o próprio sofrimento. Eu procuro acolher essas alunas, ouvir as questões que elas trazem e sempre digo que mesmo com dificuldades, elas não precisam abandonar o sonho. Existe uma rede de apoio que elas podem contar para conversar, trocar ideias e desabafar. Numa profissão onde a presença dos homens é predominante, ser mulher é um desafio diário”, detalha Ivete.

Segundo ela, tanto as Universidades quanto as empresas podem desenvolver ações concretas para mudar esta cultura. As universidades podem trabalhar no sentido de mostrar as possibilidades de atuação, levando engenheiras que trabalham no mercado para compartilhar experiências com estudantes. As empresas podem lançar programas de trainees que incentivem a participação de mulheres.

Continue lendo

Chef revela bastidores da excelência do Pobre Juan: “O segredo é o carinho com as pessoas”

13º salário deve impulsionar varejo, serviços e planejamento financeiro das famílias, aponta economista

Padre Damião Silva lança, nesta sexta-feira (05), a música Luzes de Natal

Pesquisa analisa comportamento de agressores em casos de violência doméstica e orienta ações de proteção às vítimas

Reciclagem de óleo de cozinha vira aliada contra alagamentos e inspira práticas sustentáveis no Recife

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Aluna de Gastronomia da Wyden é campeã do Chef Show Norte-Nordeste 2025

Arquitetura e clima: especialistas se reúnem no Recife para propor soluções sustentáveis

Estudante pernambucano tem recebe título de melhor trabalho no 20º Colóquio de Moda

Shopping Patteo Olinda promove Halloween Pet com cãocurso de fantasias e arrecadação de ração para ONG

Pobre Juan recebe o chef Dario Cecchini para sequência de jantares

Mercado segurador de Pernambuco cresce 3,9% no primeiro semestre de 2025 e movimenta R$ 3,8 bilhões

UniFBV Wyden promove Feira de Profissões gratuita com vivências práticas no campus

Maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil oferece 1 milhão de oportunidades de trabalho

Premiado enólogo chileno realiza masterclass nesta quinta no Recife

Pobre Juan realiza almoço especial com representante da Domaines Barons de Rothschild