Dia Mundial do Hambúrguer: confira dicas saudáveis para aproveitar a data com a família

Amanhã (quarta-feira, 28) é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer. Tradicionalmente, as lojas e hamburguerias fazem promoções e ofertas que balançam até os mais fortes dos consumidores. Para além do sabor e facilidades, também é preciso saber como ingerir esse item da gastronomia de forma consciente e, assim, não ficar apenas na vontade de saborear essa delícia da culinária.

Mesmo para quem busca o desejado “shape”, o hambúrguer é uma opção que pode fazer parte da refeição. O médico cardiologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Dr. Thiago Nunes, cita que o primeiro passo é evitar seu consumo em franquias de fast food e que tudo depende da composição da comida. Assim, vale utilizar “carnes mais magras, não adicionar alimentos processados como presunto e bacon; preferir pães integrais; uso com moderação de molhos prontos como ketchup, maionese e mostarda; e adição de vegetais, uma vez que melhoram o perfil nutricional da refeição”.

E não é novidade que as crianças são as mais apaixonadas pelos famosos lanches. Por isso, a professora e nutricionista da Wyden, Mayara Storel, ensina aos pais como adicionar os hambúrgueres nas refeições dos pequenos. “A melhor estratégia é educar de forma lúdica e participativa. Envolva a criança no preparo e ensine a montar um hambúrguer colorido, usando alimentos de diferentes cores e texturas, estimulando assim o interesse por opções mais saudáveis e contribuindo para uma relação positiva com a comida”, afirma a especialista.

Especialistas reforçam cuidados e alertas:

Você já ouviu aquele ditado “Tudo em excesso faz mal”? Com o hambúrguer não é diferente. Os especialistas já mostraram que o consumo consciente é possível, mas é importante salientar os riscos com os hábitos excessivos.

Mayara Storel alerta que hambúrgueres industrializados e ultraprocessados estão diretamente ligados à obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer colorretal e resistência à insulina. Por sua vez, Dr. Thiago Nunes pontua que as pessoas com hipertensão, dislipidemia, diabéticos, obesas e com histórico de doenças cardiovasculares necessitam ter atenção especial durante o consumo e escolha dos ingredientes.

Os especialistas confirmam que o consumo excessivo causa o aumento de peso, acúmulo de gordura abdominal e elevação do colesterol LDL, que pode levar a doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular encefálico. Exatamente por isso, com atenção, moderação e consciência, é possível aproveitar essa iguaria deliciosamente especial.

Continue lendo

Carrinho tubular do Grupo Trino inova logística de multinacional e recebe prêmio

Rastreamento veicular ganha relevância em cenário de insegurança

Unibol volta ao futebol pernambucano e realiza primeira peneira para atletas de base

Ivete Sangalo e Grupo Clareou reacendem debate sobre uso de marcas no mercado artístico

Pobre Juan comemora 21 anos com noite de tango

Olimpíada Nacional de História do Brasil reúne finalistas em agosto; Pernambuco marca presença com 48 equipes

Estudante De Fisioterapia Kokama ecoa resistência e orgulho

Justiça climática ganha força com recente decisão internacional

Alavancagem de Patrimônio: como a compra de imóveis pode impulsionar seus investimentos

O rigor técnico como baliza da justiça

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A NOVA LEI DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ALERTA PARA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Paternidade socioafetiva: Advogado explica limites e implicações judiciais

UM “DAR DE MÃOS” ENTRE A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL: É POSSÍVEL?

Planejamento sucessório em destaque: alíquota do ICD cai, temporariamente, para até 2% com nova legislação

Do Pai Raiz ao Pai Gourmet: Vinhos para Todos os Estilos no Dia dos Pais

Empresas orientadas por propósito e diversidade serão debatidas no LIDE ESG Pernambuco