Dia Mundial do Hambúrguer: confira dicas saudáveis para aproveitar a data com a família

Amanhã (quarta-feira, 28) é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer. Tradicionalmente, as lojas e hamburguerias fazem promoções e ofertas que balançam até os mais fortes dos consumidores. Para além do sabor e facilidades, também é preciso saber como ingerir esse item da gastronomia de forma consciente e, assim, não ficar apenas na vontade de saborear essa delícia da culinária.

Mesmo para quem busca o desejado “shape”, o hambúrguer é uma opção que pode fazer parte da refeição. O médico cardiologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Dr. Thiago Nunes, cita que o primeiro passo é evitar seu consumo em franquias de fast food e que tudo depende da composição da comida. Assim, vale utilizar “carnes mais magras, não adicionar alimentos processados como presunto e bacon; preferir pães integrais; uso com moderação de molhos prontos como ketchup, maionese e mostarda; e adição de vegetais, uma vez que melhoram o perfil nutricional da refeição”.

E não é novidade que as crianças são as mais apaixonadas pelos famosos lanches. Por isso, a professora e nutricionista da Wyden, Mayara Storel, ensina aos pais como adicionar os hambúrgueres nas refeições dos pequenos. “A melhor estratégia é educar de forma lúdica e participativa. Envolva a criança no preparo e ensine a montar um hambúrguer colorido, usando alimentos de diferentes cores e texturas, estimulando assim o interesse por opções mais saudáveis e contribuindo para uma relação positiva com a comida”, afirma a especialista.

Especialistas reforçam cuidados e alertas:

Você já ouviu aquele ditado “Tudo em excesso faz mal”? Com o hambúrguer não é diferente. Os especialistas já mostraram que o consumo consciente é possível, mas é importante salientar os riscos com os hábitos excessivos.

Mayara Storel alerta que hambúrgueres industrializados e ultraprocessados estão diretamente ligados à obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer colorretal e resistência à insulina. Por sua vez, Dr. Thiago Nunes pontua que as pessoas com hipertensão, dislipidemia, diabéticos, obesas e com histórico de doenças cardiovasculares necessitam ter atenção especial durante o consumo e escolha dos ingredientes.

Os especialistas confirmam que o consumo excessivo causa o aumento de peso, acúmulo de gordura abdominal e elevação do colesterol LDL, que pode levar a doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular encefálico. Exatamente por isso, com atenção, moderação e consciência, é possível aproveitar essa iguaria deliciosamente especial.

Continue lendo

Capacitação contínua fortalece cultura organizacional e prepara líderes no setor logístico

Great Place to Work reconhece a Kroma entre as melhores comercializadoras de energia para se trabalhar no Brasil

Pernambuco se consolida como hub logístico

Liderança feminina ainda enfrenta obstáculos para assumir cargos de alta gestão no Brasil

Capacitação contínua fortalece cultura organizacional e prepara líderes no setor logístico

Mobilidade nacional transforma a jornada acadêmica de estudantes universitários e amplia horizontes em diferentes regiões do Brasil

Harmonização de Vinhos é destaque no menu do Pobre Juan

Aprenda três receitas de comidas típicas para saborear nos festejos juninos

Brancorexia: entenda a obsessão por dentes brancos e os riscos à saúde bucal

Aprenda três receitas de comidas típicas para saborear nos festejos juninos

Bazar do NACC com várias opções de artigos juninos

Incertezas no comércio internacional podem dar protagonismo a Pernambuco

Recife sedia 39º Workshop de Logística com foco em soluções e tendências para o setor

Mais consciência, menos impacto: estudantes dão exemplo no descarte eletrônico

Amor em Taças: Vinhos para Celebrar o Dia dos Namorados com Elegância e Afeto

Pobre Juan lança menu especial para o Dia dos Namorados