Dia Mundial do Hambúrguer: confira dicas saudáveis para aproveitar a data com a família

Amanhã (quarta-feira, 28) é celebrado o Dia Mundial do Hambúrguer. Tradicionalmente, as lojas e hamburguerias fazem promoções e ofertas que balançam até os mais fortes dos consumidores. Para além do sabor e facilidades, também é preciso saber como ingerir esse item da gastronomia de forma consciente e, assim, não ficar apenas na vontade de saborear essa delícia da culinária.

Mesmo para quem busca o desejado “shape”, o hambúrguer é uma opção que pode fazer parte da refeição. O médico cardiologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Dr. Thiago Nunes, cita que o primeiro passo é evitar seu consumo em franquias de fast food e que tudo depende da composição da comida. Assim, vale utilizar “carnes mais magras, não adicionar alimentos processados como presunto e bacon; preferir pães integrais; uso com moderação de molhos prontos como ketchup, maionese e mostarda; e adição de vegetais, uma vez que melhoram o perfil nutricional da refeição”.

E não é novidade que as crianças são as mais apaixonadas pelos famosos lanches. Por isso, a professora e nutricionista da Wyden, Mayara Storel, ensina aos pais como adicionar os hambúrgueres nas refeições dos pequenos. “A melhor estratégia é educar de forma lúdica e participativa. Envolva a criança no preparo e ensine a montar um hambúrguer colorido, usando alimentos de diferentes cores e texturas, estimulando assim o interesse por opções mais saudáveis e contribuindo para uma relação positiva com a comida”, afirma a especialista.

Especialistas reforçam cuidados e alertas:

Você já ouviu aquele ditado “Tudo em excesso faz mal”? Com o hambúrguer não é diferente. Os especialistas já mostraram que o consumo consciente é possível, mas é importante salientar os riscos com os hábitos excessivos.

Mayara Storel alerta que hambúrgueres industrializados e ultraprocessados estão diretamente ligados à obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer colorretal e resistência à insulina. Por sua vez, Dr. Thiago Nunes pontua que as pessoas com hipertensão, dislipidemia, diabéticos, obesas e com histórico de doenças cardiovasculares necessitam ter atenção especial durante o consumo e escolha dos ingredientes.

Os especialistas confirmam que o consumo excessivo causa o aumento de peso, acúmulo de gordura abdominal e elevação do colesterol LDL, que pode levar a doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular encefálico. Exatamente por isso, com atenção, moderação e consciência, é possível aproveitar essa iguaria deliciosamente especial.

Continue lendo

Estudante pernambucano tem recebe título de melhor trabalho no 20º Colóquio de Moda

Shopping Patteo Olinda promove Halloween Pet com cãocurso de fantasias e arrecadação de ração para ONG

Pobre Juan recebe o chef Dario Cecchini para sequência de jantares

Mercado segurador de Pernambuco cresce 3,9% no primeiro semestre de 2025 e movimenta R$ 3,8 bilhões

UniFBV Wyden promove Feira de Profissões gratuita com vivências práticas no campus

Maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil oferece 1 milhão de oportunidades de trabalho

Premiado enólogo chileno realiza masterclass nesta quinta no Recife

Pobre Juan realiza almoço especial com representante da Domaines Barons de Rothschild

LIDE promove encontro sobre transformação do mercado imobiliário

Raízes e Céus”: Christal Galeria na 4ª edição da ART.PE no Recife

Instituição promove Feira de Estágios e Empregos com networking, workshops e oportunidades de carreira

Ação social oferece atendimento gratuito à população do recife

Trends digitais impulsionam vendas e visibilidade, mas exigem estratégia, alertam especialistas

Trends digitais impulsionam vendas e visibilidade, mas exigem estratégia, alertam especialistas

Instituição promove Feira de Estágios e Empregos com networking, workshops e oportunidades de carreira

Ponto Cidadão abre inscrições para curso gratuito de Auxiliar Administrativo