Mais consciência, menos impacto: estudantes dão exemplo no descarte eletrônico

Na semana do meio ambiente, o Colégio CBV inicia o projeto EcoTech, uma ação de educação ambiental realizada em parceria com a ONG Sempre Viva. O objetivo é mobilizar toda a comunidade escolar — alunos, famílias, professores e colaboradores — para refletir sobre práticas mais sustentáveis, com foco no descarte correto de resíduos eletrônicos. A proposta nasce do entendimento de que o lixo eletrônico representa um dos grandes desafios ambientais da atualidade e da necessidade de engajamento por parte de toda a comunidade para que o descarte seja feito de forma sustentável.

Mais do que uma campanha ambiental, o EcoTech proporciona uma vivência pedagógica rica e significativa. Os alunos assumem o papel de agentes multiplicadores, estimulando mudanças de comportamento dentro e fora do ambiente escolar. “Para nós, é uma oportunidade também de realizar um trabalho com nossos estudantes alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, incentivando práticas conscientes no uso e descarte de recursos tecnológicos”, afirma a diretora pedagógica do Colégio CBV Jessica Areval.

Ao longo da iniciativa, os alunos serão incentivados a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, debatendo soluções para o descarte consciente de equipamentos como celulares, pilhas, carregadores, baterias e fones de ouvido. Como parte das ações, a escola também funcionará como ponto de coleta, integrando a vizinhança à causa e promovendo o engajamento coletivo. “Dessa forma, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento de competências socioambientais e de responsabilidade cidadã”, ressalta a diretora.

O EcoTech reforça o papel da escola como espaço de transformação social, em que valores como cidadania, respeito ao meio ambiente e participação comunitária são vivenciados na prática. “A partir dessa experiência, o Colégio CBV reafirma o seu compromisso com uma educação integral, que forma não apenas bons alunos, mas cidadãos engajados na construção de um futuro mais consciente, sustentável e alinhado aos compromissos globais do século XXI”, salienta Jessica.

A campanha teve início na segunda-feira (2) e vai até o dia 20. A entrega dos materiais arrecadados pelos alunos à ONG Sempre Viva será feita no dia 27.

Continue lendo

Carrinho tubular do Grupo Trino inova logística de multinacional e recebe prêmio

Rastreamento veicular ganha relevância em cenário de insegurança

Unibol volta ao futebol pernambucano e realiza primeira peneira para atletas de base

Ivete Sangalo e Grupo Clareou reacendem debate sobre uso de marcas no mercado artístico

Pobre Juan comemora 21 anos com noite de tango

Olimpíada Nacional de História do Brasil reúne finalistas em agosto; Pernambuco marca presença com 48 equipes

Estudante De Fisioterapia Kokama ecoa resistência e orgulho

Justiça climática ganha força com recente decisão internacional

Alavancagem de Patrimônio: como a compra de imóveis pode impulsionar seus investimentos

O rigor técnico como baliza da justiça

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A NOVA LEI DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ALERTA PARA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Paternidade socioafetiva: Advogado explica limites e implicações judiciais

UM “DAR DE MÃOS” ENTRE A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL: É POSSÍVEL?

Planejamento sucessório em destaque: alíquota do ICD cai, temporariamente, para até 2% com nova legislação

Do Pai Raiz ao Pai Gourmet: Vinhos para Todos os Estilos no Dia dos Pais

Empresas orientadas por propósito e diversidade serão debatidas no LIDE ESG Pernambuco